Doce Vampiro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Doce Vampiro

Quando o leão se apaixona pelo cordeiro...
 
InícioGaleriaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Vamos falar de Teorias?

Ir para baixo 
+6
Bruna W. Cullen
Darla
Belzinha
Sonia Sag
Livinha
Sally Owens
10 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Clara Isbela Black
Comemorando o aniversário de Bella
Comemorando o aniversário de Bella
Clara Isbela Black


Mensagens : 184
Data de inscrição : 20/07/2008
Idade : 37
Localização : Correndo junto com um lobo pelas florestas de La Push

Vamos falar de Teorias? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vamos falar de Teorias?   Vamos falar de Teorias? - Página 2 Icon_minitimeTer 22 Jul 2008, 2:26 pm

Vamos falar serio... Achei meio dramalham demais a atitude da Bella...

Tudo bem tudo lindo ela querer se sacrificar para salvar o Seth e o Ed, mas ela esqueceu que ela cheira bem??? um corte na mão iria atrair ate os recem nascidos da clareira quanto mais os vampiros que estavam por perto...

Sinceramente enfiar a pedra no coração foi demais pra mim... Gosto da Bella e talz... Mas ai foi demais...
Ir para o topo Ir para baixo
Livinha
Ouvindo a voz de Edward
Ouvindo a voz de Edward
Livinha


Mensagens : 239
Data de inscrição : 20/07/2008
Localização : Tentando não surtar com BD!

Vamos falar de Teorias? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vamos falar de Teorias?   Vamos falar de Teorias? - Página 2 Icon_minitimeTer 22 Jul 2008, 2:56 pm

Gente, vocês estãp esquecendo que ela NÃO PENSOU em enfiar a pedra no coração. Ela iria perfurar o seu corpo e aproveitaria a cicatriz do cotovelo para isso. Ela só iria distrair os vampiros para Seth se recuperar a tempo e também ter a certeza de que Edward estava bem.

O sacrifício que ela faria era que, quando o sangue saboroso e delicioso dela chamasse a atenção, ambos se descontrolariam e a atacariam. Ou seja: ela morreria. Esse era o sacrifício, ser morta por um vampiro, e não o auto sacrifício.

Olhem:


Citação :
Capítulo 24 - Decisão Repentina

Será que eu era forte o suficiente? Será que eu era corajosa o suficiente? Com quanta força eu podia enfiar a pedra áspera no meu corpo? Será que isso compraria tempo suficiente pra que Seth pudesse ficar de pé novamente? Será que ele se curaria rápido o suficiente pra fazer que o meu sacrifício valesse a pena pra ele? Eu passei a ponta do fragmento pelo meu braço, colocando o meu suéter grosso pra expor a minha pele, e pressionei a ponta afiada na ponta do meu cotovelo. Eu já tinha longa cicatriz lá pelo meu último aniversário.

Naquela noite, o meu sangue fluindo foi um chamariz para a atenção de todos os vampiros, pra fazê-los congelar no lugar por um instante. Eu rezei pra que funcionasse de novo. Eu me concentrei e respirei fundo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://livinha1.multiply.com
Belzinha
Saltando do penhasco
Saltando do penhasco
Belzinha


Mensagens : 263
Data de inscrição : 18/07/2008
Idade : 43

Vamos falar de Teorias? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vamos falar de Teorias?   Vamos falar de Teorias? - Página 2 Icon_minitimeTer 22 Jul 2008, 4:49 pm

Ai, eu sempre consigo me fazer tão confusa que ninguém me entende. Embarassed
Vamos lá:

Liv - Eu estava falando é da terceira esposa, que enfiou uma faca no coração. Não da Bella.

Mas ainda assim eu concordo com a Clara - a Bella tava dramáaaatica naquela cena. Eu tive vontade de chaqualhá-la: "Pô, guria, vc não quer que os outros se sacrifiquem por você? Então não faça o mesmo com eles!!!! Evil or Very Mad"

-- Desculpe Liv, mas no caso, o auto-sacrifício e o sacrifício virariam a mesma coisa...

Eu não fiquei com raiva da Bella, não. Quem consegue? Mas tem hora que dá vontade de gritar com ela, a isso dá!
Ir para o topo Ir para baixo
Sonia Sag
Admin
Admin
Sonia Sag


Mensagens : 187
Data de inscrição : 18/07/2008
Localização : Ali, em Forks! ;D

Vamos falar de Teorias? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vamos falar de Teorias?   Vamos falar de Teorias? - Página 2 Icon_minitimeTer 22 Jul 2008, 5:01 pm

Vamos dar um tempo para a Bella... Wink

Eu me imaginei vivendo a minha vidinha comum, e de repente sendo jogada no meio de uma história fantástica, cheia de seres míticos, sendo caçada à morte enquanto os dois TOP de linha entre vampiros e lobisomens me disputam!

Eu lesaria também. affraid Definitivamente. Razz
Ir para o topo Ir para baixo
http://docevampiro.forumeiros.com
Belzinha
Saltando do penhasco
Saltando do penhasco
Belzinha


Mensagens : 263
Data de inscrição : 18/07/2008
Idade : 43

Vamos falar de Teorias? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vamos falar de Teorias?   Vamos falar de Teorias? - Página 2 Icon_minitimeTer 22 Jul 2008, 5:06 pm

KKKKKKK

Sônia, você fez tudo soar o máximo!!!!
Já estou até ouvindo o Emmet rindo e te adorando!
Ir para o topo Ir para baixo
Sonia Sag
Admin
Admin
Sonia Sag


Mensagens : 187
Data de inscrição : 18/07/2008
Localização : Ali, em Forks! ;D

Vamos falar de Teorias? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vamos falar de Teorias?   Vamos falar de Teorias? - Página 2 Icon_minitimeTer 22 Jul 2008, 5:15 pm

Opa! Very Happy

Eu gostei de visualizar essa cena! :geek:O Emmett simpatizando com a minha pessoa. What a Face

Rsrsrsrsrsrs...


Última edição por Sonia Sag em Ter 22 Jul 2008, 5:18 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://docevampiro.forumeiros.com
Darla
Caçado por Victória
Caçado por Victória
Darla


Mensagens : 251
Data de inscrição : 20/07/2008
Localização : À Procura de meu Edward

Vamos falar de Teorias? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vamos falar de Teorias?   Vamos falar de Teorias? - Página 2 Icon_minitimeTer 22 Jul 2008, 5:16 pm

Código:
[color=orange]Vamos dar um tempo para a Bella... ;)

Eu me imaginei vivendo a minha vidinha comum, e de repente sendo jogada no meio de uma história fantástica, cheia de seres míticos, sendo caçada à morte enquanto os dois TOP de linha entre vampiros e lobisomens me disputam!

Eu lesaria também.  :affraid: Definitivamente. :P [/color]


KKKKKKKKKKKKKKKKK

Acho que eu também lesaria, huahuahuahua.
Ir para o topo Ir para baixo
http://darlavonkorper.multiply.com/
Livinha
Ouvindo a voz de Edward
Ouvindo a voz de Edward
Livinha


Mensagens : 239
Data de inscrição : 20/07/2008
Localização : Tentando não surtar com BD!

Vamos falar de Teorias? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vamos falar de Teorias?   Vamos falar de Teorias? - Página 2 Icon_minitimeTer 22 Jul 2008, 5:43 pm

ah, sim, Bel..rsrs..

Mas, não que não concorde com você, realmente, poderia ter apenas feito um corte. Só que sabe como são histórias que vão sendo passadas, não? Um aumenta isso, outro aquilo...será que a Terceira Esposa realmente se matou, enfiando a faca no coração?? Laughing
Olha eu especulando as histórias dos Quileute...rsrsrs...

Enfim...

Belzinha escreveu:
-- Desculpe Liv, mas no caso, o auto-sacrifício e o sacrifício virariam a mesma coisa...
pois é..não me expressei bem, tbm..rsrs..isso é uma rotina que eu custo mudar..hehe..
mas eu quis dizer que ela não se mataria com a pedra, e sim apenas chamaria a atenção da Vitória e do Riley..se ela morresse, fazer o quê..ela estava pronta para se sacrificar assim, se não morresse, tão melhor..rsrs..

e sim, tem várias vezes que dá vontade de dar uns tapas naquela cabeça pra ver se funciona com o tranco.. Laughing


e Sô...adorei sua perspectiva das coisas..rsrsrs..
Ir para o topo Ir para baixo
http://livinha1.multiply.com
Darla
Caçado por Victória
Caçado por Victória
Darla


Mensagens : 251
Data de inscrição : 20/07/2008
Localização : À Procura de meu Edward

Vamos falar de Teorias? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vamos falar de Teorias?   Vamos falar de Teorias? - Página 2 Icon_minitimeTer 22 Jul 2008, 6:46 pm

Código:
e sim, tem várias vezes que dá vontade de dar uns tapas naquela cabeça pra ver se funciona com o tranco..

Ohh se dá vontade, rsrsrsrsrs
Ir para o topo Ir para baixo
http://darlavonkorper.multiply.com/
Clara Isbela Black
Comemorando o aniversário de Bella
Comemorando o aniversário de Bella
Clara Isbela Black


Mensagens : 184
Data de inscrição : 20/07/2008
Idade : 37
Localização : Correndo junto com um lobo pelas florestas de La Push

Vamos falar de Teorias? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vamos falar de Teorias?   Vamos falar de Teorias? - Página 2 Icon_minitimeTer 22 Jul 2008, 8:04 pm

Inspira e Respira povo...

Eu vi uma frase não lembro onde... Era uma assinatura de um fã em um forum ou coisa assim tinha uma frase que dizia:

Harry & Bella = The perfect drama queens shipper

Era algo assim... Mas não me lembro mais...

É engraçado... Mas não concordo... A Bella e o harry tem os momentos deles, mas depois que passa a vontade de dar uns tapas na cabeça deles a gente consegue ate entender o pensamento e a atitude desesperada...
Ir para o topo Ir para baixo
Bruna W. Cullen
Caçado por Victória
Caçado por Victória
Bruna W. Cullen


Mensagens : 242
Data de inscrição : 18/07/2008
Idade : 42
Localização : Pela eternidade com Edward....

Vamos falar de Teorias? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vamos falar de Teorias?   Vamos falar de Teorias? - Página 2 Icon_minitimeTer 22 Jul 2008, 8:16 pm

Nossa, q confusão... Ainda bem q no final entendi tudo Laughing

As vezes eu tb tinha vontade de estrangular a Bella, mas a perspectiva da Sônia é bem "real"... Acho q eu tb surtaria total na situação dela e na boa eu confesso (lembrando q precisamos de um confessionário por aki tb) sou chegada num dramalhão flower
Ir para o topo Ir para baixo
http://brunaweasley.multiply.com/
Livinha
Ouvindo a voz de Edward
Ouvindo a voz de Edward
Livinha


Mensagens : 239
Data de inscrição : 20/07/2008
Localização : Tentando não surtar com BD!

Vamos falar de Teorias? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vamos falar de Teorias?   Vamos falar de Teorias? - Página 2 Icon_minitimeTer 22 Jul 2008, 8:19 pm

Eles estão é levando muito em consideração as crises "aborrecentes" que QUALQUER adolescente que se prese tem que ter.. ¬¬'

mas, o que fazer quando as pessoas NÃO LÊEM os mesmos livros que nós?? Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
http://livinha1.multiply.com
Belzinha
Saltando do penhasco
Saltando do penhasco
Belzinha


Mensagens : 263
Data de inscrição : 18/07/2008
Idade : 43

Vamos falar de Teorias? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vamos falar de Teorias?   Vamos falar de Teorias? - Página 2 Icon_minitimeTer 22 Jul 2008, 8:19 pm


É verdade, Clara!
Eu tinha pensado nisso já. Tanto a Bella quanto o Harry parecem achar que são os culpados de tudo - e os dois são esquentadinhos e tímidos ao mesmo tempo.
Mas quando a gente pára para pensar... Eles são perfeitos em suas imperfeições, pois atendem muito bem ao seu objetivo no livro - retratar o ser humano, os vários tipos de ser humano, nas mais diversas situações.
Mesmo nas "fantasiosas". E seres humanos são absurdos, são irritantes, são amáveis, egoístas ou altruítas... São tudo isso e muito mais.
E nós o odiamos e os amamos. E até os amamos em nosso ódio por eles, hehehe.
Tudo isso, é claro, porque eles são apenas humanos.
Eles são... [i]Nós mesmos. E a gente tem vontade de se dar uns tapas, às vezes. Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Clara Isbela Black
Comemorando o aniversário de Bella
Comemorando o aniversário de Bella
Clara Isbela Black


Mensagens : 184
Data de inscrição : 20/07/2008
Idade : 37
Localização : Correndo junto com um lobo pelas florestas de La Push

Vamos falar de Teorias? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vamos falar de Teorias?   Vamos falar de Teorias? - Página 2 Icon_minitimeTer 22 Jul 2008, 8:27 pm

Ainda bem que me fiz entender...
Ir para o topo Ir para baixo
Darla
Caçado por Victória
Caçado por Victória
Darla


Mensagens : 251
Data de inscrição : 20/07/2008
Localização : À Procura de meu Edward

Vamos falar de Teorias? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vamos falar de Teorias?   Vamos falar de Teorias? - Página 2 Icon_minitimeTer 22 Jul 2008, 10:45 pm

Concordo com vocês meninas.
Código:
Tudo isso, é claro, porque eles são apenas humanos.
Eles são... [i]Nós mesmos. E a gente tem vontade de se dar uns tapas, às vezes.
Bel, é bem isso mesmo. Eu particularmente, tenho vários momentos que quero me dar uns tapas. Ainda mais quando falo o que não devo. Tenho que confessar, as vezes (não raro) eu falo muito. Tipo Kevin Arnold do seriado Anos Incríveis...: "Eu não devia ter dito isso...", mas daí já saiu, rsrsrs
Ir para o topo Ir para baixo
http://darlavonkorper.multiply.com/
Clara Isbela Black
Comemorando o aniversário de Bella
Comemorando o aniversário de Bella
Clara Isbela Black


Mensagens : 184
Data de inscrição : 20/07/2008
Idade : 37
Localização : Correndo junto com um lobo pelas florestas de La Push

Vamos falar de Teorias? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vamos falar de Teorias?   Vamos falar de Teorias? - Página 2 Icon_minitimeTer 22 Jul 2008, 11:53 pm

Já eu tenho cenas que eu gostaria de no minimo apagar da minha cabeça...

Quem ja conversou comigo mais de duas vezes no MSN, já deve ter me ouvido (ou lido)contar pelo menos a historia de uma queda minha...

Gente, minhas quedas são cenas Hollywoodyanas... Sabe aquela queda que as pessoas ficam com pena de rir... Pois eh... Eu protagonizo uma dessa pelo menos uma vez por semana...

Por causa da dor eu não digo que me bateria, mas adoraria apagar da minha cabeça...
Ir para o topo Ir para baixo
Bruna W. Cullen
Caçado por Victória
Caçado por Victória
Bruna W. Cullen


Mensagens : 242
Data de inscrição : 18/07/2008
Idade : 42
Localização : Pela eternidade com Edward....

Vamos falar de Teorias? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vamos falar de Teorias?   Vamos falar de Teorias? - Página 2 Icon_minitimeTer 22 Jul 2008, 11:59 pm

Eu estou aki pra conprovar oq a Dona Clarípedes está dizendo...

Pelo menos um vez por semana ela conta um tombo diferente.... Totalmente Bella....

Jinhos
Ir para o topo Ir para baixo
http://brunaweasley.multiply.com/
Clara Isbela Black
Comemorando o aniversário de Bella
Comemorando o aniversário de Bella
Clara Isbela Black


Mensagens : 184
Data de inscrição : 20/07/2008
Idade : 37
Localização : Correndo junto com um lobo pelas florestas de La Push

Vamos falar de Teorias? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vamos falar de Teorias?   Vamos falar de Teorias? - Página 2 Icon_minitimeQua 23 Jul 2008, 12:10 am

Tombos...

A Bruna eh tão delicada... Eu ja tropecei e cai de cara na areia da praia...
Ir para o topo Ir para baixo
Bruna W. Cullen
Caçado por Victória
Caçado por Victória
Bruna W. Cullen


Mensagens : 242
Data de inscrição : 18/07/2008
Idade : 42
Localização : Pela eternidade com Edward....

Vamos falar de Teorias? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vamos falar de Teorias?   Vamos falar de Teorias? - Página 2 Icon_minitimeQua 23 Jul 2008, 12:13 am

A melhor foi da cadeira do computador.... De perninhas pro ar Rolling Eyes Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
http://brunaweasley.multiply.com/
Clara Isbela Black
Comemorando o aniversário de Bella
Comemorando o aniversário de Bella
Clara Isbela Black


Mensagens : 184
Data de inscrição : 20/07/2008
Idade : 37
Localização : Correndo junto com um lobo pelas florestas de La Push

Vamos falar de Teorias? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vamos falar de Teorias?   Vamos falar de Teorias? - Página 2 Icon_minitimeQua 23 Jul 2008, 12:20 am

E o pior foi que essa teve bis essa semana... Meu pé ainda ta roxo...
Ir para o topo Ir para baixo
Lica
Na sala de balé
Na sala de balé
Lica


Mensagens : 144
Data de inscrição : 20/07/2008
Localização : em uma certa clareira.... vendo o brilho do sol...

Vamos falar de Teorias? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vamos falar de Teorias?   Vamos falar de Teorias? - Página 2 Icon_minitimeQui 31 Jul 2008, 3:28 pm

Enquanto não sai a tradução do BD, feita e perfeita, pelos nossos amigos luminosos marmorizados, surto e volto ao eixo várias vezes ao dia.
Reli o que escrevemos nas 3 páginas deste tópico e cheguei a mais uma conclusão. Pode parecer absurda, mas, não sei se é tanto. Embarassed Qdo li Eclipse, durante o diálogo do Edward com o Jake, dentro da barraca, eu percebi que o nosso vampirinho NÃO iria transformar a Bella por livre e espontânea vontade. Sempre pensei que seria algo extremo, em último caso. Bem, hoje resolvi reler o primeiro capítulo do BD e, sabendo o que já sei sobre o final do livro, eu tenho uma quase certeza de que o prólogo é desse momento. Qdo li pensei que a Bella estivesse falando da dor da transformação dela e a pessoa amada de quem ela falava era nosso Edward. Só que, depois de ler sobre a gravidez e a Nessie, cheguei a conclusão de que o momento retratado ali é o nascimento da filha deles. Com certeza, trazer um bebê mistura de humano com vampiro não vai ser nenhuma festa na piscina de bolinhas, né. Então eu acho que a Bella sabe de todos os riscos e o Edward vai transformá-la depois do nascimento do bebê, pq a Bella estará em seus momentos finais como humana. Não sei se é loucura tudo isso ou se eu preciso ser internada urgentemente pq já cheguei ao ponto de rasgar dinheiro (??? affraid ), mas, precisava falar isso com vcs. Talvez seja só um reflexo do desespero para ler o final da história, mas... OMG! Cadê o livrooooooo! S
ei que vcs me entendem e não vão ligar para o manicômio público ao lerem isso... hehehe [/size]


Citação :
Quando você ama a pessoa que está te matando, não te restam opções. Como você poderia correr, como você poderia lutar, quando fazer isso machucaria o seu amado? Se sua vida fosse tudo o que você tem a dar ao seu amado, como você seria capaz de não dá-la?
Ir para o topo Ir para baixo
Belzinha
Saltando do penhasco
Saltando do penhasco
Belzinha


Mensagens : 263
Data de inscrição : 18/07/2008
Idade : 43

Vamos falar de Teorias? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vamos falar de Teorias?   Vamos falar de Teorias? - Página 2 Icon_minitimeQui 31 Jul 2008, 5:31 pm


Lica, do quê você está falando??? Shocked
Eu fico 24 horas fora, e, de repente, nada mais faz sentido... affraid
Ir para o topo Ir para baixo
Sô Prates
Decidindo virar Vampiro
Decidindo virar Vampiro
Sô Prates


Mensagens : 317
Data de inscrição : 19/07/2008

Vamos falar de Teorias? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vamos falar de Teorias?   Vamos falar de Teorias? - Página 2 Icon_minitimeQui 31 Jul 2008, 6:19 pm

Lica, olhando por esse ângulo, começo a achar que a sua teoria pode estar certa sim!!! Realmente, essa criança não é normal (aliás, nada é normal na vida da Bella scratch ) eo realmente, o parto pode ser coberto de problemas...
Muito bem Lica, vamos conferir em breve!!! study


E Bel, acho que vc vai ter que ler muito para recuperar otempo perdido viu???
Ir para o topo Ir para baixo
http://soprates.multiply.com
Kelly**
Jogando Baseball na floresta
Jogando Baseball na floresta
Kelly**


Mensagens : 111
Data de inscrição : 18/07/2008
Localização : Lendo na clareira...

Vamos falar de Teorias? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vamos falar de Teorias?   Vamos falar de Teorias? - Página 2 Icon_minitimeQui 31 Jul 2008, 7:59 pm

Ai Lica não esquenta o surto é geral e, sim todas te entendemos.

E depois que li o que vc postou acho que vc tem razão. (bem não em rasgar dinheiro claro! rsrsrs)
Ir para o topo Ir para baixo
http://kellysds.multiply.com/
Clara Isbela Black
Comemorando o aniversário de Bella
Comemorando o aniversário de Bella
Clara Isbela Black


Mensagens : 184
Data de inscrição : 20/07/2008
Idade : 37
Localização : Correndo junto com um lobo pelas florestas de La Push

Vamos falar de Teorias? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vamos falar de Teorias?   Vamos falar de Teorias? - Página 2 Icon_minitimeQui 31 Jul 2008, 8:45 pm

Pirando total com a Lica...

Gente, sabe o que eu lembrei... Do quote do Carlisle sobre o veneno... Que ele nunca tinha vistto o veneno agir daquela forma... E se for o veneno do bebe...

Se bem que eu ainda não acreditei nessa historia de bebe... Pois como a Bruninha me falou: Se a Bella pode engravidar do Ed, porque a Esme não pode engravidar??? Ou a Rosalie??? Se o Ed tem celulas vivas a ponto de gerarem vida porque as outras vampiras e os outros vampiros seriam excluidos???

Estou meio confusa com isso... To achando que esses capitulos vazados na verdade são uma fic...

Pelo sim e pelo não... Faltam dois dias...!!!!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Vamos falar de Teorias? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Vamos falar de Teorias?   Vamos falar de Teorias? - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Vamos falar de Teorias?
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Falar de Vampiros sem citar ela???
» Vamos mostrar que queremos mais filmes...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Doce Vampiro :: LIVROS :: Em agosto...-
Ir para: