Doce Vampiro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Doce Vampiro

Quando o leão se apaixona pelo cordeiro...
 
InícioGaleriaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Vampirismo

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Livinha
Ouvindo a voz de Edward
Ouvindo a voz de Edward
Livinha


Mensagens : 239
Data de inscrição : 20/07/2008
Localização : Tentando não surtar com BD!

Vampirismo Empty
MensagemAssunto: Vampirismo   Vampirismo Icon_minitimeSeg 21 Jul 2008, 7:44 pm

A crença em vampiros nasceu há milênios de anos atrás, quando o homem descobriu que o sangue é a fonte da vida, e se espalhou pelo mundo todo. Em muitos lugares, como na Romênia - pátria de Drácula -, essa crença sobrevive ainda hoje.

O significado do vampirismo perde-se muito longe no passado, desde que o caçador primitivo descobriu que, juntamente com o sangue que sai de um animal, ou de um outro homem, a vida também escapa e se extingue. O sangue é a fonte da vitalidade. Por isso, os homens se besuntaram a si mesmos de sangue, e às vezes o beberam. Foi assim que a idéia de beber sangue para renovar a vitalidade entrou na historia.

A crença em vampiros é universal. Ela é documentada na antiga Babilônia, no Egito, em Roma, na Grécia e na China. Os relatos sobre vampiros existem em civilizações completamente separadas, entre as quais, quaisquer influências diretas foram impossíveis. O vampiro é conhecido por vários nomes - vrykolakes, brykilakas, barbarlakos, borborlakos ou bourdoulakos em grego moderno; katakhanoso ou baital em sânscrito antigo; upiry em russo; upiory em polonês; blutsäuge em alemão; etc. Os chineses antigos temiam o giang shi, um demônio que bebia sangue. Na China, os vampiros já existiam em 600 a.C.

Descrições de vampiros são encontradas nas antigas cerâmicas da Babilônia e da Assíria, milhares de anos antes de Cristo. A crença também floresceu no Novo Mundo, assim como no Antigo. Os peruanos pré-colombianos acreditavam numa classe de demônios chamados canchus ou pumapmicuc, os quais sugavam o sangue dos jovens adormecidos de modo a partilhar sua vida. Os astecas sacrificavam o coração dos prisioneiros ao sol, na crença de que seu sangue conservava a energia solar.

No começo da era cristã, o erudito Bhavabhuti escreveu contos clássicos indianos, inclusive 25 histórias de um vampiro que animava cadáveres e podia ser visto pendurado de cabeça para baixo numa árvore, como um morcego. O deus hindu Shiva partilha muitas semelhanças com os vampiros, tal como ser capaz de criar e de destruir ao mesmo tempo. A idéia de vampiro supõe o conceito oriental do eterno retorno, segundo o qual ninguém é realmente destruído, mas volta vezes sem fim em reencarnações.

Os vampiros tiram o sangue dos viventes, mas se misturam o seu sangue ao de sua vítima, essa pessoa se torna um morto-vivo, sobrevivendo à morte comum.

A prova de que os vampiros foram considerados essencialmente femininos, sem órgãos masculinos, vem de Santo Agostinho e dos primeiros padres da Igreja. Agostinho escreveu que os demônios tinham “imortalidade corporal e paixões como seres humanos”, mas não podiam produzir sêmen. Em vez disso, eles juntavam semens dos corpos de homens reais e os injetavam em mulheres adormecidas para engravidá-las. São Clemente testemunha que os demônios têm paixões humanas, mas “não órgãos, assim eles se voltam para os humanos para usar seus órgãos. Uma vez exercendo o controle desses órgãos, podem obter o que querem”.

Durante o século 18, um vampiro famoso chamado Peter Plogojowitz surgiu em uma pequena aldeia da Hungria. Após sua morte, em 1725, seu corpo foi desenterrado. Encontraram sangue fresco escorrendo de sua boca e seu corpo não aparentava os sinais de rigor mortis ou de decomposição. Assim, os camponeses locais imaginaram que se tratava de um vampiro e queimaram o corpo.

Em 1732, o caso do vampiro sérvio Arnold Paole, de Medvegia, estimulou a pesquisa científica do século 18 sobre vampiros. Em pleno ápice do racionalismo, em 1751, um erudito dominicano, Augustin Calmet, escreveu um tratado sobre vampiros na Hungria e na Morávia. As crenças em vampiros são particularmente fortes hoje no sudeste da Europa, especialmente entre os modernos gregos. A ilha sulina das Cíclades, em Santorini, é considerada maldita pelos vampiros que tem.

Muitos autores notaram esse fenômeno desde o século XVII. De fato, se um vampiro suspeito era descoberto na Grécia continental, embarcavam seu corpo em navio para Santorini, porque o povo de lá tinha uma longa tradição e uma vasta experiência a respeito de vampiros. Um velho dito grego fala em “trazer vampiros para Santorini”.

Os romenos em particular têm muitos nomes para uma grande variedade de vampiros. Por exemplo, o termo mais comum, strigoi (na sua forma feminina é strigoaica), é uma criatura demoníaca que dorme durante as horas do dia, voa à noite e pode tomar a forma animal de um lobo, um cão ou um pássaro, e chupa o sangue de crianças adormecidas. A fêmea é mais perigosa que o macho. Ela pode também destruir casamentos e colheitas, impedir vacas de darem leite e mesmo provocar doenças fatais e a morte. O pricolici romeno é um vampiro que pode aparecer nas formas humana, de cachorro e de lobo. Entre os romenos, os vampiros são sempre o mal, e suas jornadas para o outro mundo foram interrompidas, e eles são condenados a vagar entre os vivos por um tempo.

Uma das coisas que mostram que o vampirismo também é algo contra Deus e tudo o que é bom, são mais críveis por duas passagens censuráveis da Bíblida:

Deuteronômio 12:16 - (Poderá comer tanto o puro quanto o impuro, assim como se come a gazela e o cervo) "Mas você não poderá comer o sangue: derrame-o no chão como água."

Gênesis 9:4 - "Mas não comam carne com o sangue, que é a vida dela"
(isso também é usado em várias religiões, que abominam o ato de comer carne crua ou mal passada. Carne, apenas bem assada. Outras nem sequer comem carne.)
Ir para o topo Ir para baixo
http://livinha1.multiply.com
Darla
Caçado por Victória
Caçado por Victória
Darla


Mensagens : 251
Data de inscrição : 20/07/2008
Localização : À Procura de meu Edward

Vampirismo Empty
MensagemAssunto: Re: Vampirismo   Vampirismo Icon_minitimeSeg 21 Jul 2008, 8:27 pm

Muito bom texto Livinha. Adorei.
Eu também tenho algumas coisas para escrever aqui, mas acho que só outro dia.
Ir para o topo Ir para baixo
http://darlavonkorper.multiply.com/
Belzinha
Saltando do penhasco
Saltando do penhasco
Belzinha


Mensagens : 263
Data de inscrição : 18/07/2008
Idade : 43

Vampirismo Empty
MensagemAssunto: Re: Vampirismo   Vampirismo Icon_minitimeSeg 21 Jul 2008, 9:01 pm

Também adorei o texto.
Mas acho que vou deixar as postagens para o pessoal formado em História.
Vocês sabem mais do que estão falando.
Quanto à mim, dedicarei-me ao prazer da leitura deles, e os comentários.

Sangue - vida.
Interessante. A água também é, mas o sangue é o único que remete tanto à vida quanto à morte.
Muito interessante.
Não é à toa que a imaginação humana tenha criado a figura do vampiro.
Ir para o topo Ir para baixo
Livinha
Ouvindo a voz de Edward
Ouvindo a voz de Edward
Livinha


Mensagens : 239
Data de inscrição : 20/07/2008
Localização : Tentando não surtar com BD!

Vampirismo Empty
MensagemAssunto: Re: Vampirismo   Vampirismo Icon_minitimeTer 22 Jul 2008, 3:13 pm

Darla, me desculpe!!!! Embarassed Embarassed Embarassed
(total falta de atenção!)

mas...

quanto mais informações, melhor, Bel!
Ir para o topo Ir para baixo
http://livinha1.multiply.com
Darla
Caçado por Victória
Caçado por Victória
Darla


Mensagens : 251
Data de inscrição : 20/07/2008
Localização : À Procura de meu Edward

Vampirismo Empty
MensagemAssunto: Re: Vampirismo   Vampirismo Icon_minitimeTer 22 Jul 2008, 4:44 pm

Não te entendi Liv? Hihihi
Ir para o topo Ir para baixo
http://darlavonkorper.multiply.com/
Livinha
Ouvindo a voz de Edward
Ouvindo a voz de Edward
Livinha


Mensagens : 239
Data de inscrição : 20/07/2008
Localização : Tentando não surtar com BD!

Vampirismo Empty
MensagemAssunto: Re: Vampirismo   Vampirismo Icon_minitimeTer 22 Jul 2008, 5:47 pm

Não mesmo??

te mandei uma MP.. =D
Ir para o topo Ir para baixo
http://livinha1.multiply.com
Darla
Caçado por Victória
Caçado por Victória
Darla


Mensagens : 251
Data de inscrição : 20/07/2008
Localização : À Procura de meu Edward

Vampirismo Empty
MensagemAssunto: Re: Vampirismo   Vampirismo Icon_minitimeTer 22 Jul 2008, 6:20 pm

Hihi, não vi a MP, as vezes me esqueço que existe este recurso. Vou lá olhar. Bjs.
Ir para o topo Ir para baixo
http://darlavonkorper.multiply.com/
Darla
Caçado por Victória
Caçado por Victória
Darla


Mensagens : 251
Data de inscrição : 20/07/2008
Localização : À Procura de meu Edward

Vampirismo Empty
MensagemAssunto: Re: Vampirismo   Vampirismo Icon_minitimeTer 22 Jul 2008, 6:24 pm

Ahhhh agora entendi. Já te respondi. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
http://darlavonkorper.multiply.com/
Livinha
Ouvindo a voz de Edward
Ouvindo a voz de Edward
Livinha


Mensagens : 239
Data de inscrição : 20/07/2008
Localização : Tentando não surtar com BD!

Vampirismo Empty
MensagemAssunto: Re: Vampirismo   Vampirismo Icon_minitimeTer 22 Jul 2008, 8:26 pm

Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
http://livinha1.multiply.com
Conteúdo patrocinado





Vampirismo Empty
MensagemAssunto: Re: Vampirismo   Vampirismo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Vampirismo
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Doce Vampiro :: LUA CHEIA :: Vampiros-
Ir para: